terça-feira, 4 de maio de 2010

Rock In Rio Lisboa 2010 - 22 de Maio

Elton John, Sir Elton John. Eis o nome maior do segundo dia do Rock In Rio, 22 de Maio. Quem for ao Parque da Bela Vista pode contar também com Leona Lewis, Trovante, João Pedro Pais, 2 Many DJS, Major Lazer e Rui Veloso, entre muitos outros.



Rui Veloso, padrinho do Rock In Rio, regressa ao festival para se encontrar com os brasileiros Maria Rita e Toni Garrido, contribuindo para os encontros inéditos que o palco Sunset apresenta todos os dias. Antes, passam por lá Soulbizness com Zoey Jones e Tim com Mariza.


O Palco Mundo abre com João Pedro Pais. "A Palma e a Mão", que inclui colaborações com Pedro Abrunhosa, Jorge Palma e Zé Pedro, é o disco apresentado pelo cantautor. Depois, um momento especial: o regresso do Trovante (assim mesmo, no singular). Luis Represas, João Gil e comparsas relembram canções como "Saudade", "Memórias de Um Beijo", "Timor" ou "125 azul". A banda foi extinta em 1991, mas tem regressado a tempos, quando o convite o justifica. Esta é a terceira vez que isso acontece. Morta a saudade, há que ajustar a moldura temporal para as tabelas de vendas recentes e a moldura musical para pop com travos R & B (algures entre uma Whitney Houston e uma Mariah Carey). Leona Lewis, produto dos "X-Factor" britânico, estreia-se em Portugal (coisa rara no Rock In Rio), no momento em que tem em mãos o segundo álbum, "Echo", que sucede ao estrondoso "Spirit". Não faltarão êxitos como "Bleeding love", "A moment like this" ou "I see you" (que surge na banda sonora de "Avatar"). Depois da fulgurante Lewis, entra em cena o veterano Elton John. Por aqui passam todas as grandes recordações dos mais de 40 anos de carreira do sexagenário músico britânico, do festival de Vilar de Mouros ao vídeo de "Nikita", passando pela homenagem a Diana com "Candle in the wind" e pela banda sonora d"O Rei Leão". É a quarta vez que actua em Portugal (não estamos aqui a contar com a fugaz passagem pelo Casino Estoril em 2000, de onde se retirou a queixar-se do fumo na sala): esteve no festival minhoto em 1971 (dois anos após o lançamento do seu primeiro disco, "Empty Sky"), no Estádio de Alvalade em 1992 e no Pavilhão Atlântico no ano passado. Que a multidão não desmobilize quando Elton John sair do palco, que os belgas 2 Many DJS preparam-se para fechar a acção no Palco Mundo com cruzamentos imprevistos e despudorados, em que vale todo o tipo de promiscuidade entre estilos, correntes e outras catalogações potencialmente bloqueadoras da criatividade.

Quem quiser optar por outras electrónicas, tem à sua espera a dupla Major Lazer, formada pelos (in)suspeitos Diplo e Switch. O primeiro é americano e tem mostrado que num baile funk carioca podem caber "dirty south", electro, hip-hop e ragga. O segundo é britânico e tem trabalhos assinados para M.I.A., Santogold, Tricky... Juntos, são uma entidade "cartunificada" e subversiva de nacionalidade jamaicana, que proclama "Guns Don't Kill People... Lazers Do". Por esta altura já a pista estará devidamente aquecida pela respiração de Brooklyn segundo Drop The Lime. Antes, os mortos-vivos apoderam-se da área. Falamos do projecto português Zombies For Money (que junta Manaia e Klipar) e dos espanhóis Zombie Kids. Entretanto, há grande expectativa em torno de Jamie, que apanha o embalo dos seus muito aplaudidos XX para mostrar que sabe cativar uma pista de dança a solo.
S.Pe. (PUBLICO.PT)


LOCAL : Lisboa, Parque da Bela Vista - Av. Dr. Arlindo Vicente (Chelas)

HORARIOS : Dia 22-05-2010 - Sábado às 17h00 (portas abrem às 16h)


PREÇO :58€ (dia).


OBSERVAÇÕES : Palco Mundo (19h): Elton John, Leona Lewis, Trovante, João Pedro Pais, 2 Many DJS. Electrónica;
(21h): Major Lazer, Drop The Lime, Zombie Kids feat. Aqeel, Jamie XX, Zombies For Money.
Sunset Rock in Rio (17h): Rui Veloso + Maria Rita e Toni Garrido, Tim e Mariza, Soulbizness e Zoey Jones.

FONTE:Guia do Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...