sábado, 12 de março de 2011

Corpo artístico do Theatro Municipal e Maria Rita são atrações do aniversário de Petrópolis

Petrópolis vai celebrar seus 168 anos em grande estilo: no dia 16 de março, a partir das 18h, a cidade recebe o corpo artístico do Theatro Municipal, no Parque de Exposições de Itaipava, para apresentações de orquestra, balé e ópera. Uma parceria da Prefeitura de Petrópolis com o Governo do Estado. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (11/3), pelo prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, pelo vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e a secretária de Cultura, Adriana Rattes, no Palácio Guanabara

O objetivo do evento Brilha Petrópolis é resgatar a atividade turística, prejudicada desde as chuvas de janeiro, que devastaram sete cidades da Região Serrana. Segundo Pezão, além das obras de recuperação dos municípios, o Governo do Estado vai apoiar todo tipo de ação que contribua para o estímulo do desenvolvimento econômico das áreas mais afetadas.

Durante o Carnaval, 120 mil pessoas visitaram Petrópolis, segundo dados da Fundação de Cultura e Turismo, o que, na opinião do prefeito Paulo Mustrangi, já demonstra o potencial de recuperação do município. Para realizar o show, a Prefeitura vai organizar um esquema especial de transporte e trânsito, facilitando o deslocamento da população. As passagens de ônibus terão tarifa promocional de R$ 1(um real).

– As pessoas podem nos visitar, a infraestrutura da cidade está toda preservada, tanto que tivemos 70% de ocupação da rede hoteleira durante o último feriado. Essa é primeira oportunidade de promover um evento dessa magnitude para comemorar o aniversário de Petrópolis. É o ponto de partida para outros eventos que vão nos ajudar a restabelecer a região – espera Mustrangi.

Segundo o vice–governador, Luiz Fernando Pezão, a programação cultural, especialmente nos aniversários das cidades da Região Serrana, se estenderá ao longo do ano para explorar o potencial turístico, principalmente em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, que foram as mais atingidas. 

“Ainda há muito trabalho a fazer, mas temos certeza de que esses municípios vão se reerguer o mais rápido possível. A expectativa é que, em três ou quatro meses, consigamos recuperar plenamente o turismo na região”, disse o vice-governador.

A secretária de Estado de Cultura anunciou que todo o corpo artístico do Theatro Municipal subirá a serra para o evento. O palco montado reproduzirá as condições técnicas do original, numa apresentação de proporções inéditas fora das estruturas da maior casa de espetáculos do Estado. Adriana afirmou ainda que, além do evento, a secretaria planeja outras ações para ajudar a reconstruir as cidades serranas.

– Essa apresentação é a primeira de muitas ações. Nos projetos de reconstrução, estão sendo discutidos grandes equipamentos de cultura como uma biblioteca nos moldes da construída em Manguinhos, além de programas culturais, promovendo a inclusão de pessoas desabrigadas, proporcionando entretenimento e lazer principalmente para as crianças que perderam tudo – declarou.

A expectativa é que 30 mil pessoas compareçam ao Parque de Exposições de Itaipava para o evento de aniversário, que conta com apoio da Rede Globo, da InterTv, e da Ambev, através da marca Bohemia, tradicional cerveja criada em Petrópolis e que está de volta ao município.

Além das óperas Carmem, de Bizet, e La Traviatta, de Verdi, o corpo de balé apresentará o espetáculo Nascimento Novo, parceria do coreógrafo David Parsons com Milton Nascimento. A cantora Maria Rita encerrará as comemorações. 


Programação Oficial dos 168 anos de Petrópolis
Dia 16 de março de 2011

10h
Homenagem ao Major Júlio Koeler
 

Tradicional homenagem ao engenheiro alemão responsável pela construção da de Petrópolis, a primeira cidade planejada do Brasil. Local: monumento Júlio Frederico Koeler (em frente a Catedral)

11h
Missa Solene com Bispo Dom Felippo Santoro


Com concerto do Órgão de tubos – Maestro Marco Aurélio Lischt
Catedral São Pedro de Alcântara

A partir das 14h
Marcha da Solidariedade e Show Gospel


Tradicional caminhada evangélica com show gospel da Comunidade Internacional da Zona Sul, Davi Sacer e bandas locais.
Concentração: Praça Marechal Carmona – Centro (em frente ao Teatro Santa 
Cecília). Shows na Rua Paulo Barbosa. 

15h
Museu Imperial 


Inauguração da restauração do Pórtico do Museu Imperial e lançamento do Guia dos Museus, na Sala de Exposição Temporária. Presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda. 

15h
Baile da Terceira Idade – Clube Petropolitano 


Com a Orquestra Coração Cigano. Entrada gratuita.

PARQUE DE MUNICIPAL – ITAIPAVA 

Classificação: livre
Ingresso - gratuito

De 10h às 16 horas - “Viva Petrópolis” 

Evento promovido pela OAB – 3 subseção de Petrópolis, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, para emissão de 2ª via de documentos, aferição de pressão, atendimentos médico, odontológico e jurídico, recreação infantil, shows, distribuição de donativos, brindes, feira de adoção de animais, homenagem às mulheres, missa encerrando o evento, entre outros. Entrada gratuita.

A partir das 17h – evento “Brilha Petrópolis”

Petrópolis está em festa. Durante todo o dia do aniversário da cidade, diversas atrações gratuitas acontecerão simultaneamente. E, para encerrar as festividades com “chave de ouro” a Prefeitura de Petrópolis, o Governo do Estado e a AMBEV, com a promoção da Tv Globo Rio e Intertv oferecem um super evento com grandes expoentes da música e da dança. O público poderá conferir um programa impecável, com clássicos da música erudita em uma bela apresentação do Coro e da Orquestra, seguida do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Encerrando o show a cantora Maria Rita, com sua voz inigualável, traz para o público seus maiores sucessos.

18h – Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Programa


Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
1. Abertura “Carmen” – Bizet
2. Coro das Ciganas e dos Toureiros / La Traviata – Verdi
3. Coro dos Ferreiros / Il Trovatore – Verdi
4. Hino ao Sol / Iris – Mascagni
5. Va Pensiero! / Nabucco – Verdi
6. Aspra Crudel / Il Guarany – Gomes
7. Les Voici / Carmen – Bizet

Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
“NASCIMENTO NOVO” - Coreografia de David Parsons; música de Milton Nascimento

20h – Maria Rita


Sua voz única e talento de sobra correndo pelas veias, Maria Rita dispensa apresentações. Somente no Brasil, a cantora já vendeu mais de 1 milhão de CDs e DVDs e acumula diversos prêmios nacionais e internacionais.


PREFEITURA DE PETRÓPOLIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...