terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cubano Milanés se apresenta no Festival Sonidos em SP

21 de setembro de 2010

O cubano Pablo Milanés é um dos convidados especiais para a primeira edição do Festival Sonidos, que reúne expoentes das músicas brasileira e latina no Jockey Club de São Paulo a partir da noite desta terça-feira. Reconhecido internacionalmente, o contemporâneo da MPB dividirá o palco com Maria Rita. Milanés falou ao JT por email:


O que acha do conceito de um festival que reúne ícones da música latina, como você, e o que espera dele?
A mescla de artistas de diferentes geografias é muito importante e benéfica para o enriquecimento musical. Mesmo sendo latinoamericanos, esses estão muitas vezes distantes. É de grande valor a celebração de um festival como este, que contrasta as manifestações culturais. Acredito que esse é o tipo de experiência rica e muito necessária.


Ainda é difícil romper a barreira linguística dos países – ao menos para os artistas iniciantes?
Sim, penso que as vezes existem muitos obstáculos para a difusão musical, e só chegam as músicas que estão apoiadas por uma grande campanha publicitária de companhias multinacionais, que não velam pela qualidade musical, mas sim por produtos que sejam facilmente comerciáveis. Penso que a língua não é uma barreira, porque as músicas transcendem esse plano. Quando a música é boa ela chega a todo mundo de uma verma verdadeira.

Como conheceu o trabalho da Maria Rita?
Há tempos que nos conhecemos e sei de seu trabalho, mas não nos encontramos pessoalmente.

O que você tem ouvido de música brasileira atualmente?
Lamentavelmente, nos últimos anos não estive muito bem informado sobre o que acontece em matéria de música e os jovens artistas, mas de vez em quando me chega algo, como por exemplo Maria Rita. Fiquei muito interessado em sua obra, admirava extraordinariamente o trabalho de sua mãe.


O que o público pode esperar desse repertório de vocês?
Será um repertório que unifique nosso trabalho, por assim dizer. Faremos músicas que são referências nas carreiras de ambos, como ‘Yolanda’ e espero cantar ‘Samba Meu’ e ”Tristesse’, de Milton Nascimento, que a Maria Rita canta maravilhosamente bem com ele.


Quais as suas considerações sobre o Brasil?
Tenho a impressão de ver uma prosperidade que se evidencia nas massas mais desprovidas de recursos e creio que o vaticínio de Lula, de dar ao menos o que seja um café-da-manhã a cada cidadão, me reconforta. Penso que se isso tiver continuidade e profundidade, o modelo pode se tornar sem dúvida no melhor exemplo para a América Latina no futuro.


Você já é uma unanimidade em Cuba. O que prevê para o futuro de seu país, agora que as notícias sobre o agravamento do estado de saúde de Fidel Castro voltaram a pipocar?
Em primeiro lugar, Fidel Castro voltou às aparições públicas com uma qualidade de vida que demonstra ser um sintoma de que o país necessita de uma saída de bem-estar, de liberdade e de novas medidas econômicas que livrem o país do impasse em que se mantém há mais de vinte anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...