terça-feira, 1 de junho de 2010

Pedro II realiza sétima edição de Festival de Inverno


Fernanda Takai, Zeca Baleiro, Stanley Jordan, Armandinho Macedo e Maria Rita são as atrações nacionais da VII Festival de Inverno de Pedro II, que acontece de 3 a 6 de junho. Dentre os artistas regionais que se apresentarão na Praça da Bonelle estão: Ensaio Vocal, Sérgio Donato e Sérgio Matos, Carol Costa, Roraima e Anderson Nóbrega.

A cidade localizada a 195 quilômetros de Teresina é um daqueles lugares onde natureza, música, negócios e artesanato se integram para promover o crescimento da região.

“Será a sétima edição de um evento que desde o primeiro momento só revelou resultados positivos em geração de trabalho, em incremento de renda. O Sebrae continua realizando capacitações, preparando os empreendedores para receberem os turistas da melhor forma possível e, com isso, aquecer a economia do município”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes .

O VII Festival de Inverno de Pedro II é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; com a empresa Ideia Musical, tendo o patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste do Brasil e do Ministério do Turismo, com o apoio da Unimed, Credishop e Gráfica Halley.

“O festival já mostrou todas as suas oportunidades de negócios, seja em hotelaria, em gastronomia, na extração da opala, do turismo de aventura, em cultura. E o Sebrae continua parceiro deste evento porque acredita no potencial empreendedor de Pedro II e estamos confiantes que este ano teremos um belo festival, com excelentes atrações musicais, com segurança e a realização de bons negócios”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha .

Segundo a Prefeitura Municipal de Pedro II estão sendo esperados cerca de 16 mil turistas durante os quatro dias do evento.

** Artesanato, Opalas e Gastronomia **

Setenta e dois estandes. Essa é a quantidade de estandes que terá a feira de artesanato na Praça Domingos Mourão, centro de Pedro II e contará praticamente com todas as tipologias do genuíno artesanato piauiense.

“Teremos este ano o artesanato de Pernambuco, da Paraíba e até de outros países na feira de artesanato do festival”, informa o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Pedro II tem uma forte tradição do artesanato em tecelagem. São redes, mantas, jogos americanos, porta-copos, tapetes e tantas outras peças decorativas e utilitárias que são fabricadas por vinte e cinco artesãs da Associação das Artesãs em Tecelagem de Pedro II.

Pedro II é reconhecida internacionalmente como a “cidade das opalas”, pedra preciosa que reflete as cores do arco-iris. O que insere Pedro II no circuito internacional do segmento da joalheria. As gemas encontradas em Pedro II são consideradas as mais puras do mundo, igualando-se às australianas. Segundo o Ministério das Minas e Energia, no município são encontrados diferentes tipos de opala, entre eles a branca, a mais comum, e a negra, a mais rara.

Com a instalação do Arranjo Produtivo da Opala, o segmento vem passando por uma reorganização desde o garimpo até à confecção de jóias em opala e em pedras brasileiras. Em novembro de 2009, foram registrados alguns números positivos desse trabalho realizado pelo Sebrae e demais instituições: surgiram trinta e duas novas lojas de joalheria; a extração passou de sessenta para quatrocentos quilos, num incremento de quase 700%; foram gerados quase duzentos empregos diretos.

O volume de negócios através da joalheria da opala chega a um milhão por ano, de acordo com a Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II, Ajolpi.

Outra riqueza de Pedro II é a gastronomia, especialmente o leitão assado e a galinha caipira. Por ser uma região serrana, com clima ameno, muitas pessoas fabricam doces e licores artesanais, a exemplo do licor de uva, bastante apreciado na região.

“Durante o Festival de Inverno teremos nove tendas com restaurantes de Teresina e daquela região, que vão servir comida e bebida de qualidade aos turistas. Teremos lá o Grand Cru, Saikoo Sushi, Filet Dom Pedro e Cachaça Mangueira. Há cerca de três meses, nossos consultores estão trabalhando em Pedro II na parte de hotelaria, de bares e restaurantes, de pousadas domiciliares, enfim, orientando os empreendedores da cidade para que o festival aconteça de forma plena”, informa Vasconcelos.

Vasconcelos acrescenta que essa praça de alimentação vai funcionar na Praça da Bonelle, local onde normalmente acontecem os shows do festival.

** Belezas Naturais **

Quem aprecia belezas naturais, Pedro II é o local perfeito para contemplar belas paisagens e praticar esportes de aventura. Um desses locais é o Mirante do Gritador, um paredão de pedras de 280 metros de altura, estando a 273 metros acima do nível do mar, onde se pratica rapel.

Há também a Cachoeira do Salto Liso, que leva cerca de 40 minutos de caminhada para chegar até ela, mas o esforço compensa pela beleza do lugar.

** Programação **

** Dia 3 de Junho – Quinta-feira

21h00 – Solenidade de Abertura
21h30 – Ensaio Vocal canta Chico Buarque
23h00 – Fernanda Takai e Banda

** Dia 4 de junho – Sexta-feira

21h30 – Brazilian Blues Band
23h00 – Zeca Baleiro e Banda
0h45 – Therêgroove

** Dia 5 de junho – Sábado

21h00 – Jam Session com Sérgio Donato e Sérgio Matos
22h00 – Stanley Jordan e Trio com Armandinho Macedo
23h40 – Maria Rita e Banda

** Dia 6 de junho – Domingo

20h00 – Roraima Power Sample Trio
21h40 – Show com Carol Costa, Anderson Nóbrega e Banda.


Fonte: Suzana Prado / ASN - Agência Sebrae ( Cabeça de Cuia )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...